27 de janeiro de 2012

Fábulas - O Outro Lado da História

O Fábulas tem em si um pouco de tudo. Galeria, café, restaurante e ciber-espaço, são algumas das vertentes deste espaço lisboeta.



Ao entrarmos no Fábulas sentimo-nos num labirinto, ao longo do qual as diferentes salas se organizam, proporcionando assim espaços distintos que se acomodam ao propósito dos que lá vão.
Tem uma sala grande dedicada a refeições principais, duas esplanadas, uma sala mais pequena de café e bar, assim como um espaço de ciber-café no primeiro andar.
A decoração interior é peculiar, quase parecendo uma sala de estar de estilo vintage. As paredes são de pedra e o mobiliário é variado, fazendo desta forma transparecer uma fusão de estilos e épocas, que no entanto não chocam quem lá vai.

Sala Interior

Em termos de refeições-ligeiras, o Fábulas tem uma soberba oferta de propostas, perdendo um pouco em termo de refeições mais substanciais.
Podem ser degustadas saladas, tostas, alguns pratos de couscous e sobremesas.
Vale a pena uma visita a este espaço para lanchar ou até para o buffet de brunch todos os sábados.

Em termos de bebidas, o Fábulas prima pela selecção de chás, e perde em termos de refrigerantes. Há algum tempo optaram por largar a Coca Cola, trocando a mesma por algo a que chamam Coca Cola Biológica. Os sumos naturais são bons, mas raras são as vezes em que os sumos anunciados no menu, se encontram à disposição dos clientes.

Couscous Gaia


O que o Fábulas tem de bonito perde-se ao contactar com os empregados, sendo estes rudes e mal-dispostos. Consideramos este um dos pontos mais fracos que este espaço tem. Ao visitarmos este espaço não nos sentimos acolhidos devido à mediocridade das pessoas que nos atendem, fazendo com que o cliente se sinta incomodado e como se estivesse a ser atendido muito por favor.
Os pedidos vêm, a maior parte das vezes, errados ou atrasados, e escusado será dizer que o conceito deste espaço tenta ser gourmet, o que na nossa opinião falha e se perde na maneira como o serviço é feito.

Enfim, a única razão pela qual lá vamos é mesmo pelo couscous, pelo bolo de chocolate que é de comer e chorar por mais, e pela esplanada, que proporciona conversas interessantes.


Pratos Recomendados:
  • Gaia - Couscous com legumes salteados e salada
  • Esopo - Gambas, batata-frita palha, ovos e coentros
  • Romeu - Tosta de queijo flamengo e frango

Sobremesas Recomendadas:
  • Paradiso Perduto - Bolo de chocolate
  • Eden - Tarte de maçã com nozes, mel e cobertura crumble

Bebidas Recomendadas:
  • Chá preto de com sabor a nozes e baunilha
  • Sumo natural de melancia com hortelã

_______________________________________________


Morada: Calçada Nova de São Francisco, nº14, Chiado, Lisboa
A entrada pode ser feita pela Rua Garrett, através de um pátio interior localizado do lado esquerdo de quem sobe a rua.

Contactos:

Telefone - 216018472
E-Mail - galeriafabulas@gmail.com
Site - Fábulas

Horário de Funcionamento: 2ª a 4ª das 10h00 às 24h00, 5ª a Sábado das 10h00 à 01h00

Reservas: Não é necessário

Zona de Fumadores: Sim

Acesso para Deficientes Motores: Não

Esplanada: Sim

Tipo de Pagamento: Dinheiro e Multibanco

Preço Médio:
7-20€

Relação Qualidade/Preço:
Bom. Os pratos vêm bem apresentados e são saborosos, mas deixam um pouco a desejar.

Relação Quantidade/Preço: Bom. A quantidade apresentada deveria ser o dobro para os preços que são praticados. Há menus de degustação mais baratos e melhores.

Transportes:
Metro Linha Verde/Azul Estação Baixa-Chiado

Estacionamento Fácil: Não

Tipo de Vestuário: Informal

Serviço:
Péssimo

Apropriado para Crianças: Não

Wi-Fi:
Sim

5 comentários:

  1. O cheesecake também é muito bom! Mas concordo, de cada vez que lá vou fico com uma vontade de pontapear o empregado :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de ir provar o cheesecake! ;)
      Mas sim os empregados são terríveis. Aliás, cada vez que penso em lá ir, desmotiva-me a cena dos empregados e opto por um outro sítio. O que é pena pois em tempo de calor está-se lá muito bem.

      Eliminar
  2. "Serviço: péssimo" é um grande eufemismo, o que é uma pena tendo em conta a qualidade da comida, do espaço e os preços.
    Já estive sentado ao pé da caixa, à espera de ser atendido, mais de 40 minutos para depois descobrir que já não tinham a tarde de maçã uma vez que serviram as últimas fatias enquanto eu esperava :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa estar João, a mim já me vieram dizer que o sumo que eu queria não se encontrava disponível e que nem nunca o tinham tido (enquanto que o mesmo estava escrito no menu). Enfim... eu acho que aquilo só vai mesmo ao sítio quando os empregados deixarem de ser uns panhonhas... É que nem sucede que eu tenha lá ido uma ou duas vezes, mas sim 20 ou 30. O que por si só já me parece uma amostra decente para poder decidir que o serviço é medíocre.

      Eliminar
  3. Normalmente sou muito bem atendida, mas sim, também já tive uma ou outra ocasião mais "desconfortável".

    ResponderEliminar