23 de setembro de 2012

À Parte - O restaurante que é um apartamento

Uma agradável surpresa para os olhos e não para o estômago foi a sensação com que ficámos após a nossa segunda ida ao restaurante À Parte

O espaço está instalado num antigo prédio da zona das Avenidas Novas e o seu acesso faz-se por meio de umas escadinhas que nos levam a um restaurante que parece um apartamento.
Um longo corredor atravessa o espaço de uma ponta à outra e faz a ligação entre as diversas salas do restaurante. Desde a sala de estar até à dispensa, passando pela cozinha e pela varanda, todas as divisões estão apropriadamente decoradas, indicando o seu antigo propósito.









A primeira vez que jantámos no À Parte optámos por nos sentar na cozinha devido a ser uma zona de fumadores. A decoração do espaço deixou-nos em êxtase: uma chaminé de mármore, um fogão antigo, balcões de pedra e inúmeros utensílios de cozinha expostos nas paredes.




Cada assoalhada do restaurante varia o estilo, iluminação e ambiente, indo desta forma ao encontro das preferências dos potenciais clientes. 



O serviço, à falta de outras palavras, é mau. Os empregados, apesar de prestáveis, não dão atenção aos detalhes, como o facto dos pratos não chegarem ao mesmo tempo, algo que é compreensível quando o grupo é grande mas não quando são apenas duas pessoas a jantar.
O tempo de espera para fazer o pedido é demorado devido ao pouco número de empregados que o restaurante tem e à própria disposição das salas de jantar.

Esta foi a segunda vez que fomos ao À Parte mas tão rápido não voltamos lá. Ficámos sentados na varanda onde a disposição das mesas não proporciona qualquer tipo de intimidade, antes de sufoco. As mesas estavam muito juntas e davam a sensação que estávamos a jantar com outras pessoas em vez de partilharmos o espaço com as mesmas.
Apesar de ser uma zona de fumadores, fumar na varanda torna-se constrangedor pois enquanto jantamos, levamos com o fumo das outras pessoas.

As escolhas da noite ficaram pelo Espadarte Grelhado com Risotto de Camarões e pelo Bife Grelhado com redução de vinho do porto. O peixe vinha bem grelhado mas o risotto deixava a desejar devido à sua consistência e aos dois pequenos camarões que o acompanhavam.
A carne grelhada estava rija e o acompanhamento, batatas fritas e arroz, pareciam ser restos do dia anterior que foram aquecidos no momento de servir. O molho de vinho do porto que acompanhava a carne foi o melhor da refeição.


Espadarte Grelhado com Risotto de Camarões


Bife Grelhado com Redução de Vinho do Porto


As sobremesas consistem maioritariamente em semi-frios que são servidos em copos, uma ideia original, engraçada e casual para quem no fim de refeição tem vontade de algo doce. Chocolate, morango, natas, panacotta e tiramisu, todos eles são bons candidatos  para finalizar o jantar.


Semi-Frio de Chocolate e Leite Condensado


All in all, ficámos desapontados. A ideia de escrevermos sobre o À Parte resultou da boa experiência que foi a nossa primeira ida a este bonito apartamento da Avenida dos Defensores de Chaves. Tão cedo não voltamos lá.

________________________________________________________

Morada: Avenida dos Defensores de Chaves, nº 14C, Lisboa

Contactos: 

Telefone - 213543068

Site - À Parte

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 09h00 às 24h00. Sábado das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 24h00.

Reservas: Aconselhável para jantar.

Zona de Fumadores: Sim

Acesso para Deficientes Motores: Não

Esplanada: Não

Tipo de Pagamento: Dinheiro, Multibanco

Preço Médio:  15-25€

Relação Qualidade/Preço: Razoável

Relação Quantidade/Preço:
Razoável

Transportes:

Metro linha Amarela - Saldanha

Autocarro - 22, 97, 720, 726, 742, 767 (paragem Arco Cego) 

Estacionamento Fácil: Não

Tipo de Vestuário: Casual

Serviço: Mau

Apropriado para Crianças: Não

Wi-Fi: Não

3 comentários:

  1. Lamento que tenha corrido mal esse jantar... Eu já comi imensas vezes neste e costuma correr bem, provavelmente como a vossa primeira ida.
    Mas também reparei que as refeições à hora do almoço durante a semana são as melhores: os pratos são frescos, criativos e associados a um atendimentos rápido - principalmente quando se escolhe um prato do dia.
    Espero que voltem a dar um oportunidade ao restaurante, quando tiverem tempo durante a semana. Já lá fiz excelentes refeições.

    ResponderEliminar
  2. Realmente notámos uma diferença enorme entre a primeira vez que lá fomos e a segunda. Algo mudou. Não é só um espaço e uma ideia que fazem um restaurante muito giro, têm de haver um padrão de qualidade na comida porque, quando gostamos uma vez, queremos repetir e não podemos, como clientes, sair defraudados das nossas expectativas!

    Neste momento, não temos vontade de voltar lá tão cedo, fruto também da enorme lista de restaurantes que temos de visitar para dar continuidade à nossa visão do LxFood, mas quando voltarmos, se estiver diferente (para melhor ou pior), havemos de informar todos os nossos leitores!

    ResponderEliminar
  3. Só para dizer que fui lá na 6ª passada ao almoço... e adorei!!
    Tinha um risotto de alheira MESMO bom! E as sobremesas entao... ui!
    Só foram ineficientes na altura do pagamento. Tivemos montes de tempo à espera e acabámos por ir pagar à caixa.
    No geral, é mais caro do que o que costumo estar disposta a pagar, mas a comida era boa e as doses grandes!

    Fico à espera de novas reviews, meus meninos! :P

    Marta Santos

    ResponderEliminar